saudável
alimentação saudável

Ser saudável é uma delícia e você deveria experimentar!

Se alguém me perguntasse “Por onde eu começo para me tornar uma pessoa saudável?” Eu responderia que é necessário começar pelo mais simples e mais gostoso. Por isso indico comer e dormir.

Afinal quem não gosta de comer e dormir?

Duvido que alguma pessoa diga não, porém exercer com tranquilidade a vida saudável pode ser tornar um martírio para algumas pessoas.

Temos um dia muito agitado e cheio de atividades. Além de estarmos expostos a muitas informações. Mas na hora de nos desligarmos da agitação e descansar, nos deparamos com o celular, séries para colocar em dia, televisão e a ansiedade. Assim, dormir fica em segundo plano.

E não há corpo e mente que sobreviva em meio a tanta atividade sem descanso.

Vá diminuindo o ritmo conforme chega o horário de dormir, se organize para bisbilhotar as redes sociais, separe um tempo para assistir séries, jogos, filmes ou novela. E reserve um tempo também para seu sono, pois como você já deve ter percebido não é possível realizar atividade alguma e dormir ao mesmo tempo.

Josi, mas eu estudo para o vestibular! 

Josi, preciso trabalhar até tarde muitas vezes! 

Muitas vezes queremos transformar nosso dia em 48 horas para que as atividades profissionais rendam mais, entretanto é um engano, pois sem o descanso que o cérebro necessita, nosso dia torna-se mais improdutivo o que produtivo, assim não dormimos e nem fazemos nossas atividades.

saudávelImagine se pudéssemos  ter esse sono tranquilo todas as noites

O resultado é a sobrecarga, estresse e ansiedade.

Agora, tente pensar na sua alimentação saudável no meio desse turbilhão de emoção?

Conseguiu?

Não?

Sabe o por quê?

A alimentação saudável exige consciência antes, durante e depois da refeição. E diferente da alimentação “automática”, a alimentação consciente requer um esforço do cérebro para tomar todas as decisões que envolve o comer, por exemplo, escolher o restaurante, quantidade de salada, arroz, feijão, carne, vai tomar suco? qual suco? vai comer sobremesa? qual sobremesa?

Tomamos essas decisões em questões de segundos, mas sem um cérebro relaxado isso torna-se muito difícil, desta forma opta-se, muitas vezes, pela comida rápida.

Uma boa noite de sono e a alimentação saudável andam de mãos dadas.

Vamos supor que você esteja dormindo e o que falta acertar é apenas sua alimentação.

Então, vamos ao 2º passo.

Pare de pensar em exclusão e pense em inclusão! Inclusão de frutas, verduras, legumes, sucos naturais, arroz integral, água, pão integral, prazer em cozinhar, mas não se esqueça da tranquilidade, leveza e liberdade ao se alimentar.

Está vendo como ser saudável é uma delícia?

Se é bom e gostoso, porque parece ser tão difícil, Josi?

Porque queremos controlar tudo, mas na hora que dormimos ou comemos o que rege essas duas ações é a tranquilidade.

Deixo de sugestão um texto para leitura, que eu escrevi há um tempinho, com o intuito de enriquecer a reflexão.

Leia aqui: Como faço para ser saudável

Beijo e até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *