festa de fim ano
relação com a comida

7 dicas para aproveitar as festas de fim de ano em paz e sem culpa!

Nunca vi algo mais confuso do que essa equação que se estabelece no fim do ano. Consegue se mais complicada do que as aulas matemática (hahaha).

Josi, não entendi! 

Explico!

Em meados de setembro as pessoas começam a se programar para o projeto verão que tem como objetivo proporcionar o emagrecimento das pessoas a qualquer custo se valendo de uma dieta mega restritiva para conquistar o corpo tão sonhado. Em contrapartida a oferta de alimentos em todos os lugares aumentar consideravelmente por conta das festas.

A equação fica mais ou menos assim:

Fim de ano = festas, grande variedade e oferta de comida

Fim de ano = verão, corpo magérrimo e dieta mega restritiva gost

Percebe, que algo aí não vai dá certo?

Proibições e grande oferta de alimentos pode favorecer a compulsão alimentar. E o pensamento de tudo ou nada. Ou como tudo ou nem vou comer.

Mas existem formas para passar por esse período com mais sabedoria.

Vou listar 7 dicas para aproveitar as festas de fim ano.

Vamos, lá?

1. Abandone a ideia de projeto verão 

O processo de emagrecimento deve ser sábio e deve ocorrer valorizando sua saúde. Essa ideia de perder 30 kilos em 3 meses é a maior furada. Não caia nessa. Antes de pensar em emagrecimento, pense em saúde, pense em tornar sua alimentação mais saudável.

2. Selecione os alimentos que comerá

Não se deixe levar pelo pensamento de tudo ou nada. É possível selecionar os alimentos que mais gosta numa grande variedade do que está sendo servido. Selecione a quantidade de acordo com sua fome naquele momento. As comidas que não foram escolhidas podem ser consumidas no outro dia, já que nessas festas sobram bastante comida.

3. Não fique muito tempo com fome 

Na correria de fim de ano é comum esquecermos de comer ou não ter tempo para essa atividade, mas é importante que você esteja atento ao seu sinal de fome e coma quando sentir vontade. Frutas, torradas ou iogurte são boas opções de lanches rápidos. Um período grande com fome pode levar ao consumo exagerado de alimentos.

4. Intercale o consumo de doces e frutas 

Adoro as festas de fim de ano. São tão democráticas em relação à alimentação. Lá estão os alimentos ditos “saudáveis” e “não saudáveis” demonstrando que os dois podem estar presentes na alimentação de uma pessoa e que o consumo de um não exclui o outro. Na hora de comer os doces, consuma as frutas também. Por exemplo, um pedaço de doce e uma fruta. Ah! Essas frutas servidas nas festas de fim de ano são docinhas, uma delícia! Aproveite!

5. Trace um plano para ter uma alimentação saudável no próximo ano 

Se acha que alguns aspectos da sua alimentação precisam ser mudados vale a pena entrar em contato com um nutricionista para que ele auxilie você nessa tarefa.

6. Celebre 

Chegou o fim de ano e você ter passado por coisas boas ou ruins. Superou desafios. E agora é o momento de fechar o ciclo e dá início a um novo ano cheio de sonhos e realizações. E nossa cultura fecha esse ciclo com festas e muita comida. Comer é uma forma de celebrar e COMEmorar com pessoas queridas por você.

7. Leia os textos que foram postados ao longo desse ano aqui no blog Gosto Leve  

Separei esses aqui que estão super relacionados com o tema  do texto do hoje:

Como faço para ser saudável? 

Não peça licença para comer

3 passos para tornar o projeto verão um projeto para a vida

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *