Compulsão por doce
comportamento alimentar

Como superar a compulsão por doce sem excluí-los da sua alimentação

A compulsão alimentar e a compulsão por doce tem sua origem na restrição, seja uma restrição provocada pelas dietas ou pelo medo de engordar.

Introdução

A compulsão alimentar surge quando temos algum receio em comer, no caso da compulsão por doce, seriam os doces que são alimentos calóricos.

Quem tem medo de engordar ou quer emagrecer vive numa constante procura da dieta perfeita, por isso é comum fazerem restrições de um grande grupo de alimentos para evitar o tão temido kilos a mais.

E nessa restrição que costuma surgir a compulsão. Estranho? Para o nosso corpo não é, o nosso corpo entende a restrição como algo ruim (como se você tivesse passando fome), por isso quando sente que tem algo faltando na sua alimentação, principalmente, energia ele te impulsiona a ir a atrás de comida.

Primeiro ele manda um sinal razoável que você acha que consegue controlar, mas esse sinal acaba ficando cada vez mais forte, mais forte e mais forte até que você tem a sensação de que está perdendo seu controle.

E é nessa hora que você não consegue comer apenas um pedaço de um bolo de chocolate com cobertura e come ele todinho num espaço curto de tempo.

E o que pode ajudar a melhor esse processo?

“Fazer uma dieta mais rigorosa!” 

Nada disso! Lembra que comentei que a restrição (dieta) gera compulsão. O caminho para superar a compulsão por doce ou alimentar é pela permissão.

Se identificou com que eu descrevi, então vem ler o restante do texto!

Compulsão por doce como tratar

Sabendo que as dietas restritivas são os grandes impulsionadores da compulsão alimentar é preciso parar de fazer dieta.

“Josi se eu parar de fazer dieta vou engordar”

Pelo processo que expliquei no começo deste texto as dietas levam ao aumento do peso. As pessoas pensam que o problema é com elas, mas eu te digo que o problema é com as dietas que não levaram em consideração seu corpo e sua vida ao sugerir um cardápio fora da sua realidade.

Assusta quando eu falo para parar de fazer dieta? Eu sei que assusta, porque é exatamente o contrário do que estão dizendo por aí de que podemos moldar o nosso corpo como quisermos. Podemos sim querer melhorar nossa saúde, nossa alimentação e emagrecer, mas é preciso fazer isso respeitando o funcionamento do nosso corpo.

Caso, contrário a coisa toda tende a dá errado e provocar o surgimento de um transtorno alimentar.

Essa permissão que eu falo é você ter em mente que alimentação para ser saudável ou para emagrecer pressupõe liberdade para comer.

Você consegue imaginar os próximos 10, 20, 30, 50 anos da sua vida sem doce? Pois é, para manter o emagrecimento e ser saudável a mudança de alimentação que você está fazendo agora é o que você vai manter pelos próximos anos.

Então, você precisa pensar numa forma de incluir o doce (e os demais alimentos que você gosta) agora na sua alimentação enquanto está no processo de mudança.

“Josi, mas posso fazer isso enquanto estou com a compulsão?”

Pode sim, comer os doces enquanto ainda não está completamente livre da compulsão pode dá medo. Mas é a partir do momento que você tranquiliza seu corpo de que aquele alimento está acessível que o seu cérebro começa a relaxar e não te impulsiona a ir atrás de comida, porque ele sabe que você vai oferecer isso a ele.

No começo, você pode comer de maneira exagerada, mas ao passo que você vai olhando para o consumo do doce como algo normal os episódios de compulsão tendem a diminuir.

Compulsão por doce

Compulsão por doce e TPM

Durante a TPM (tensão pré-menstrual) acontece uma alteração hormonal que provoca a diminuição da substância serotonina, responsável pelo nosso bom humor.

Diante desse quadro nosso corpo tenta obter prazer e relaxamento por outros meios, por exemplo, o consumo de doce e outros alimentos que nos oferece prazer imediato.

Por mais que a TPM nos impulsione a ir atrás de doce nem sempre configura uma compulsão por ele, desde que dure apenas aquele período.

Entretanto, as mulheres que fazem dieta restritiva podem sentir piora dos sintomas no período da TPM, pois tem o impulso do corpo de procurar doce por conta da dieta restritiva com o acréscimo da baixa de serotonina. Ou seja, vontade incontrolável por doce.

E o que fazer, além de parar de fazer dieta?

É importante que você tenha na sua alimentação alimentos que também promovam o bem estar. Esses são os alimentos são: banana, abacate, aveia, leite, peixe.

Esses alimentos que citei tem uma substância chamada triptofano que ajuda na formação de serotonina, são alimentos naturais que fazem parte de uma alimentação saudável e vão manter seu corpo do jeito que você deseja.

Como um nutricionista pode te ajudar

Um nutricionista conhece profundamente os aspectos da alimentação e pode te ajudar a ter uma relação melhor com a comida e com isso te ajudar a emagrecer ou manter o peso.

A alimentação é algo simples, porém nem sempre é fácil colocar em prática e nessa hora vale pedir ajuda de um profissional especializado como o nutricionista.

Ele vai te ajudar a regular a sua rotina, a incluir o doce de forma estratégica, ter uma alimentação saudável e gostosa. Comer sem estresse e em paz!

Um sonho ter uma alimentação assim? Não, isso é usar as estratégias alimentares para permitir que você emagreça com saúde e coma sem culpa.

Então, pesquise e converse com o nutricionista para ver se está alinhado com o que você está procurando. Se quiser conversar comigo é só clicar neste link e será um prazer tirar suas dúvidas!

Conclusão

É possível superar a compulsão alimentar através da permissão ao comer, quanto menos medo da comida você tem menos compulsão também! Algumas alterações hormonais como no período da TPM pode nos impulsiona a procurar por doce, mas não há nada com que se preocupar quando se tem uma alimentação saudável.

Um nutricionista é de grande valia para te ajudar a superar este processo de uma forma pé no chão e real. Te auxiliando a se controlar diante dos doces (e controlar não é restringir, viu!)

Se gostou deste texto, compartilhe com alguém que pode se beneficiar do conteúdo!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *