comer
comportamento alimentar,  relação com a comida

O meu problema é que eu gosto de comer

A queixa é comum para muitas pessoas. Acredita-se que gostar de comer é a raiz do problema por não conseguir ter uma alimentação saudável e com as informações incoerentes que se encontra na mídia esse pensamento se intensifica.

Mas deixa eu esclarecer algo para você, gostar de comer não é a raiz do problema com a alimentação.

Mas COMO se come, sim!

No natal observei muitos memes relacionados ao consumo de comida.

Um dos memes era mais ou menos assim:

“Comi na ceia? Sim.

Ganhei uns quilinho? Sim.

Me sinto mal por isso? Sim.

Vou parar de comer? Não.”

Comer não é algo errado. Aliás faz parte da fisiologia humana e para não tornar o processo de ingestão de comida um sacrifício a natureza nos agraciou com o prazer, por isso gostamos de comer. Comemos para oferecer nutrientes para nosso corpo, assim mantemos ou melhoramos nossa saúde, mas comemos também pura e simplesmente pelo prazer.

E sabe de uma coisa?

Não tem nada de errado nisso, está tudo bem comer de vez em quando somente pelo gosto do alimento.

O meme “Ganhei uns quilinhos? Sim” está completamente errado nesse sentido, pois ninguém ganha uns quilinhos por conta de uma refeição. É necessário uma sucessão de eventos com uma ingestão calórica que supere sua necessidade física para você engordar.

Por último, a mensagem é que a pessoa se sentiu mal por ter comido muito, porém ela não vai parar de comer. Essa falta de atenção com o que o corpo está pedindo é algo que acontece com frequência. Ele pede para que paremos de fazer algo e simplesmente ignoramos o pedido, mas talvez aí esteja o começo da solução para ter uma alimentação saudável.

Se paramos de comer no momento que o corpo pede é possível entender o que está passando no nosso corpo e mente. Talvez você tenha comida sem estar presente na refeição, sem entender seu sinal de saciedade, sem sentir o gosto da comida, pois está preocupado com o aumento do peso e seu cérebro desviou sua atenção para esse pensamento como uma criança que sai correndo atrás de uma bolha d’água.

Alimentação saudável não é apenas sobre quantidade!

E aí, COMO você está comendo?

Beijos e até próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *