fbpx
carboidrato a noite engorda
Sem categoria

Carboidrato a noite engorda? Veja os motivos para manter este nutriente no jantar!

Você já ouviu que para emagrecer você precisa parar de comer carboidrato a noite?

Quando eu escutei isso, logo veio a minha mente… Será que o carboidrato passa por um transformação a noite assim como a carruagem da Cinderela que se transforma em abóbora?

É óbvio que não acontece nada com o carboidrato a noite que justifique a sua exclusão, mas selecionei os motivos para você manter o carboidrato no seu jantar.

Sua vontade

Eu sei que pode parecer louco falar de considerar sua vontade em tempos de dieta, mas o desejo de comer é super importante para que você tenha uma refeição prazerosa e motivação para seguir querendo ter uma alimentação saudável (e olha que se alimentar bem não tem nada a ver com fazer dieta, posso falar mais sobre isso num próximo post).

Você ama aquele arroz fresquinho e bem temperado ou aquele purê de batata, mas se recusa a comer porque carboidrato a noite não pode. E aí, você vai toda triste comer aquele prato enorme de salada… Gente, que tristeza comer assim.

E sabe o que acontece depois? Depois de comer tanta salada sem vontade você não vai querer comer salada tão cedo e o que era para aproximar o emagrecimento acaba afastando.

Seu corpo precisa de energia

Já contei aqui que nosso corpo ama carboidrato, ele é a nossa gasolina. O cérebro o ama de paixão, mas imagina que você já comeu pouco o dia todo e ainda chega a noite que você já está cansada e você não come algo que vai trazer energia e bem-estar para o seu corpo.

Nesse cenário o estresse vai ser o rei da noite e seu cérebro vai te impulsionar ainda mais a comer o tal carboidrato, diante disso pode acontecer exagero para tentar se preparar da escassez que está para acontecer.

A comida não é só uma fonte para ganhar peso, mas sim uma fonte para manter a vida, lembre-se disso!

Liberdade de escolha

Acho que não tem nada pior do que ser privado de liberdade, ainda mais quando essa falta de liberdade é autoimposta. Você mesmo decide que não vai comer carboidrato, até aí parece estar tudo bem.

Mas, eu te pergunto… e quando alguém que mora com você comprar uma pizza, fazer uma simples arroz para o jantar, você sentir o cheiro de pão vindo da padaria?

A vontade vai surgir, mas você vai ficar num dilema entre seguir a dieta ou respeitar a sua vontade. Se você continuar seguindo a dieta não vai tirar o carboidrato da sua cabeça e se você respeitar a sua vontade a culpa vai surgir.

Mas quando você entende que o carboidrato é um nutriente importante para nossa saúde, você tem liberdade de escolha porque sabe o que engorda são várias ações do dia a dia e não apenas um nutriente. Nenhum nutriente ou alimento tem o poder de engordar ninguém!

Comer em paz

Você já teve a experiência de comer e depois ficar se perguntando o porquê comeu aquele alimento? Se sentindo mal por ter comido? Esse é o sentimento da culpa que fica te martirizando a partir do momento que você cria regras rígidas. Eu expliquei sobre ele nesse vídeo que contou com a participação de umas da minhas clientes, ela contou o caminho que percorreu para deixar de comer sem culpa. Vale a pena ver!

Quando você cria uma regra que não tem muito fundamento e nem questões práticas da vida, a culpa surge como consequência toda vez que você desrespeita essa regra.

Em oposição, quando você tem uma alimentação que faz sentido e regras feita por você que levam em consideração seus gostos e vivências, a alimentação saudável se torna tranquila e fluída, então a paz em comer vem como consequência de tudo isso.

Conclusão

Carboidrato a noite e nenhum horário engorda. O ganho de peso acontece com alterações do estilo de vida (dormir pouco, sedentarismo, má alimentação) e fatores psicológicos, então não é a exclusão do carboidrato que vai trazer seu peso de volta!

Compartilhe este post com que pode se beneficiar! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *