Açúcar
alimentação saudável

O açúcar é um aliado e não um inimigo da alimentação saudável!

Você acredita que o açúcar é o vilão da alimentação? Ou acredita que a alimentação saudável é sinônimo de uma comida sem graça e sem gosto?

Se respondeu sim, vem cá que o papo de hoje é com você!

O açúcar ganhou uma fama nos últimos tempos por conta do crescimento de doenças crônicas como diabetes. As recomendações nutricionais, profissionais de saúde, familiares e amigos batendo na mesma tecla que precisamos diminuí-lo.

E nesse momento as pessoas se depararam com um mundo divido em dois polos: alimentação saudável precisa ser sem açúcar e quando o tem significa que não é saudável. Entretanto não é bem assim que a alimentação saudável funciona.

Sem sombra de dúvidas o açúcar dá um sabor todo especial para a comida ou bebida, realça o sabor dos alimentos e os deixam muito apetitosos. Por exemplo, suco de limão que quase ninguém tomaria puro, porém com um pouco de açúcar fica uma delícia.

Todavia o açúcar que falamos que precisamos diminuir não está presente apenas no suco ou cafezinho da tarde, mas sim nos alimentos que chamamos de ultraprocessados. O guia alimentar define a categoria de alimentos ultraprocessados como sendo ricos em açúcar, gordura e sal, ou seja, são praticamente a base desse tipo de alimento. Pense num suco em pó, ele não tem a fruta e tem uma quantidade excessiva de açúcar e ao compararmos com o suco natural, onde a água e a fruta estão mais presentes.

E a indústria sabe que nosso paladar tem uma preferência natural pelo açúcar, por isso coloca em grande quantidade e adiciona outros aditivos que faz com que queiramos comer sempre mais, como aquela frase famosa das propagandas: “É impossível resistir a um só!” E é nesse momento que exageramos e o açúcar ao invés de ser aliado de uma alimentação saudável passa a ser algo que causa conflito e nos distancia de uma vida saudável.

Então, não estamos falando somente do açúcar de mesa, e sim de todo alimento que contém uma grande quantidade dele, como refrigerante, bolacha recheada, sorvete, bebidas lácteas, entre outros. Quando você consome muitas vezes e em grande quantidade esses alimentos seu referencial de doçura aumenta e aquele suco de laranja que antes não precisa ser adoçado passa a precisar de uma colher a mais de açúcar.

AçúcarExperimente sentir o sabor natural dos alimentos!

Para diminuir o açúcar de mesa é mais importante que você diminua o consumo dos ultraprocessados e assim a diminuição do açúcar de mesa acontece como consequência dessa mudança. Oriento que seja algo gradual para não causar um “choque” no seu corpo, afinal nosso cérebro o adora e reconhece o consumo dele como sinal de que estamos bem e não estamos passando fome.

Os benefícios dessas mudanças são muitos: você começa a valorizar o gosto natural dos alimentos, reconhecer facilmente quando um alimento está doce demais e passa a escolher alimentos naturais já que os ultraprocessados são muito doces e esse exagero na doçura não te satisfaz mais.

O açúcar quando bem utilizado é aliado da boa comida e do prazer, mas como tudo em excesso não faz bem, por isso o utilize com moderação para ter uma comida saborosa na mesa sempre.

E você, como lida com o consumo de açúcar? Me conte nos comentários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *