açúcar,  alimentação,  alimentação saudável,  nutrição

Mais uma colher de açúcar, por favor!

 
 
Você é daquele que sempre pede mais uma colher de açúcar para adicionar ao café, suco ou chá? 
 
Se sim, vem cá que o papo de hoje é com você! 
 
Sem sombra de dúvidas o açúcar dá um sabor todo especial para a comida ou bebida, realça o sabor dos alimentos e os deixam muito apetitosos. Por exemplo, suco de limão que ninguém tomaria puro, porém com um pouco de açúcar fica uma delícia. 
 
O açúcar quando bem utilizado é aliado da boa comida e do prazer, mas como tudo em excesso não faz bem…o açúcar  utilizado em grande quantidade pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes. 
 
Então vamos diminuir o açúcar!
 
A solução não é tão simples! No momento atual estamos cada vez mais expostos ao açúcar seja o açúcar de mesa ou o adicionado nos produtos processados e ultraprocessados. E quanto mais você consome produtos açucarados mais você quer consumir daquele produto. A indústria sabe disso e utiliza grande quantidade de açúcar para torna seus produtos altamente palatáveis para você sempre comprá-los. 
 
Experimente sentir o sabor mais natural dos alimentos 
Então, não estamos falando só do açúcar de mesa, e sim de todo alimento que contém uma grande quantidade de açúcar, como refrigerante, bolacha recheada, sorvete, algumas bebidas lácteas. Quando você consumo muitas vezes e em grande quantidade desses alimentos seu referencial de doçura aumenta e aquele suco de laranja que antes não precisava ser adoçado passa a precisar de uma colher a mais de açúcar. 
 
Para diminuir o consumo de açúcar é importante que você diminua primeiro o consumo dos produtos que citei no parágrafo acima. Oriento que seja algo gradual para não causar um “choque” no seu corpo, afinal nosso cérebro adora açúcar e reconhece o consumo dele como sinal de que estamos bem e não estamos passando fome.
 
A partir do momento que você diminuir o consumo desses produtos, você pode ir diminuindo o consumo do açúcar de mesa, é claro que deve ser algo que agrade seu paladar, para não ter uma comida sem gosto na mesa. 
 
Os benefícios dessa prática são inúmeros: você começa a valorizar o gosto natural dos alimentos, reconhece facilmente quando um alimentos está doce demais e passa a escolher alimentos naturais já que os processados ou ultraprocessados são muito doces e esse exagero na doçura não te satisfaz mais.
 
Obviamente eu estou aguardando um comentário seu falando de como foi a experiência. Não se esqueça de compartilhar essa vivência aqui no blog, pois ela pode impulsionar outras pessoas a sentirem o sabor mais verdadeiro da comida  
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *